9 formas de ajudar um colega de trabalho que está com depressão

Publicado em 07/10/2016

Veja como dar o suporte necessário para quem passa por uma crise bem ao seu lado

9 formas de ajudar um colega de trabalho que está com depressão
Foto: Divulgação Thinkstock

Há boas chances de que algum dos seus colegas de trabalho sofra de depressão – pode ser até você mesmo. Irritabilidade, perda da concentração por longos períodos, sorrisos forçados, exaustão física e dores no corpo, pouca socialização e sensibilidade extrema a críticas acompanhada de excessivas críticas aos outros estão entre as mudanças de comportamento que podem caracterizar quadro de depressão, diz o psiquiatra Samir Parikh, da Fortis Healthcare, uma das maiores redes de hospitais da Índia. Naquele país, 42,5% dos funcionários do setor privado sofrem de depressão ou de transtornos de ansiedade.

Parikh diz que, apesar da boa intenção, um amigo ou colega não estão preparados para tirar alguém da depressão. Mesmo assim, todos podemos fazer algo para ajudar nossos colegas – ou nós mesmos – a buscar orientação e superar esse quadro. Confira:

  1. Fique calmo

É importante não se estressar ou ficar ansioso. Se você ficar nervoso, não vai conseguir ajudar um colega angustiado.

  1. Compartilhe histórias

Você pode não ter muitas histórias de estresse suas para contar. Mas falar sobre qualquer experiência pode levar a uma conversa franca, o que ajuda.

  1. Esteja alerta

Preste atenção em eventuais tendências suicidas. Se for o caso, quaisquer itens potencialmente perigosos, como objetos cortantes, remédios e substâncias venenosas, têm de ser removidos.

  1. Não subestime o seu problema usando clichês

Nunca diga: “Bola pra frente. A vida é assim!” Esse tipo de abordagem a esfregar sal numa ferida. Ofereça apoio em vez de confundir a pessoa ainda mais a respeito do seu estado de vulnerabilidade – ninguém escolhe ficar deprimido.

  1. Respeite o seu espaço

Espaço é importante. Seu colega talvez precise de um tempo de vez em quando, então respeite esse desejo. Às vezes é reconfortante ficar sozinho.

  1. Esteja presente

Se seu colega mora sozinho, tente garantir que ele tenha companhia com frequência. A solidão muitas vezes agrava o quadro.

  1. Não fique magoado ou sinta-se afrontado com facilidade

Lembre-se que você está ajudando. Se a pessoa deprimida reclamar com você, não leve para o lado pessoal nem considere uma atitude pouco profissional. Não desista dele de seu colega.

  1. Leve-o para consultar um especialista

Se você conseguir convencê-lo a ver um especialista, acompanhe-o. Especialmente se ele estiver tendo comportamentos de autoagressão, como beber em excesso ou deixar de tomar os remédios prescritos.

  1. Motive-o a praticar atividades que lhe davam prazer no passado

Incentive-o a buscar o que o costumava confortar. A sua motivação pode ajudar. Também alerte seus superiores, mas de maneira cuidadosa, para que seu colega não se sinta ameaçado.

 

Fonte: Exame.


Categorias: Notícias Notícias

Comentários

 

 

Mais Notícias

Página 1 de 90