A diferença entre as áreas de informática

Publicado em 25/10/2016

Muitos estudantes optam por seguir a carreira de TI (Tecnologia da Informação) e se deparam com diversos cursos

A diferença entre as áreas de informática
Foto: Divulgação

Design Maurício

Muitos amigos e clientes quando descobrem que sou graduado em Ciências da Computação, já logo me perguntam a diferença da minha graduação para Engenharia da Computação, entre outros cursos. Pensando nisso, resolvi escrever este artigo para acabar um pouco com as dúvidas de todos.

Haverá no Brasil uma carência de 117 mil vagas de tecnologia abertas sem profissionais qualificados para atendê-las, de acordo com o IDC. Visando esse espaço no mercado, muitos estudantes optam por seguir a carreira de TI (Tecnologia da Informação) e se deparam com diversos cursos como: Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas da Informação, Cursos Tecnológicos, Cursos Técnicos e Certificações. Para acabar com suas dúvidas, vou explicar as principais diferenças de cada curso.

Recentemente escrevi um artigo em meu blog sobre as diferenças entre os cursos de tecnologia da informação, texto que chamou a atenção do Jackson do PTI, por isso, resolvi escrever aqui um artigo tão bom quanto aquele e compartilhar com essa comunidade incrível de profissionais, estudantes e interessados em TI.

Estamos vivendo uma grande revolução na área da ciência e da técnica, a tecnologia nunca esteve tão presente no cotidiano das pessoas como agora e a tendência é aumentar cada vez mais. Para que a engrenagem desse motor continue a girar, é necessário que profissionais especializados em diversas áreas de conhecimento estejam preparados para arregaçar as mangas e fazer as coisas acontecerem.

Tecnologia da Informação

TI é um conjunto de atividades, soluções, equipamentos e pessoas envolvidas na produção, armazenamento, segurança, gerenciamento, transmissão e acesso de informações. A TI permite, através do apoio de equipamentos tecnológicos e sistemas de software, a automatização de processos que antes exigiam muito tempo e esforço físico. Dentro da área de TI existem diversas ramificações de cursos que vou explicar agora.

Ciências da Computação
O curso de Ciências da Computação (ou Ciência da Computação) promove o desenvolvimento de maneiras mais eficientes para solucionar problemas envolvendo computadores. O profissional pode seguir carreira como pesquisador científico, trabalhando com pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Grande parte dos formados nessa área segue carreira na área de desenvolvimento de software, devido a grande bagagem de programação oferecida no curso. Em Ciências são abordadas disciplinas como: algoritmos, estrutura de dados e lógica de programação.

O curso oferece uma visão bem abrangente sobre a Tecnologia da Informação, o que permite que o aluno possa especializar-se também em áreas como redes de computadores e hardware.

A USP oferece um guia interativo para quem está pensando em cursar Ciências da Computação no IME (Instituto de Matemática e Estatística).

Duração média: 4 anos

Sistemas de Informação

O curso de Sistemas de Informação é voltado para o desenvolvimento de sistemas computacionais, que servem para automatizar e apoiar tarefas que antes exigiam grande esforço. O curso de Sistemas envolve parte das disciplinas encontradas em Ciências da Computação, como programação, porém, é mais específico ao abordar disciplinas de administração e gestão de negócios, permitindo que o aluno possa atender necessidades específicas do mercado de trabalho com o desenvolvimento de sistemas integrados (ERP) e soluções corporativas. O profissional pode atuar como Analista de Sistemas, Programador, Analista de Negócios ou com Suporte a TI entre outros.

Duração média: 4 anos

Engenharia da Computação

O curso de Engenharia da Computação envolve o projeto, desenvolvimento e replica breitling uk implementação de equipamentos e dispositivos tecnológicos. O curso está mais relacionado com o hardware do que com o software. Engenharia vai abordar disciplinas como: eletrônica, mecânica e desenho técnico. Também são oferecidas disciplinas de programação, como nos outros cursos, porém, a bagagem é menor.

O Brasil ainda está engatinhando no desenvolvimento de novas tecnologias, sendo que a copa do mundo trouxe grandes oportunidades para os profissionais de TI. O aluno que se forma em engenharia pode ajudar nesse desenvolvimento ou então seguir carreira em áreas paralelas como nos cursos de Ciências e Sistemas.

Duração média: 5 anos

Cursos Tecnólogos


Os cursos Tecnológicos, também conhecidos como Tecnólogos, são uma opção mais rápida para inserção no mercado de trabalho, devido sua duração ser menor, geralmente 2 ou 3 anos. Eles abordam áreas muito mais específicas da tecnologia, tais como:
Redes de Computadores

Análise e desenvolvimento de sistemas

Jogos Digitais

Segurança da Informação

É importante que o estudante que ingresse num curso tecnológico já saiba o que quer, pois como o curso é mais específico ele não vai oferecer tantas opções como um bacharelado.

Duração média: 2-3 anos

Cursos Técnicos


Os cursos técnicos são uma alternativa para quem busca um curso de breitling replica watches sale menor carga horária e de rápida inserção no mercado de trabalho. Assim como os cursos tecnológicos eles são específicos, mas a diferença é que o curso técnico não é considerado de nível superior. Apesar de oferecer salários menores para os profissionais, os serviços técnicos são necessários e há muitas vagas de trabalho.

Certificações

As certificações servem para comprovar determinado conhecimento, e o candidato se submete a uma prova onde irá responder questões relacionadas à determinada tecnologia que ele escolheu para se especializar, tais como: linguagens de programação, redes, sistemas operacionais e ferramentas específicas. Os treinamentos e provas de certificação geralmente são oferecidos pelas empresas responsáveis por determinada tecnologia, por exemplo: IBM, Microsoft, Oracle, Adobe, Cisco e etc.

Com uma certificação em mãos o profissional tem um diferencial em seu currículo, o que pode ser útil na hora de uma entrevista de emprego ou em uma negociação de salário.

Se você já decidiu tomar a iniciativa de estudar TI, parabéns! Você está entre os profissionais que vão ajudar a mudar o cenário da tecnologia do Brasil, agora você só precisa encontrar seu caminho. Antes de escolher seu curso é necessário fazer muita pesquisa, conheça a grade curricular do curso, saiba o que faz o profissional, descubra quanto ganha e como está o mercado de trabalho.
 

Categorias: Notícias

Comentários

 

 

Mais Notícias

Página 1 de 90