Crianças sustentáveis, adultos conscientes

Publicado em 01/11/2016

Crianças que aprendem sustentabilidade desde cedo têm mais chances de se tornarem adultos mais conscientes!

Crianças sustentáveis, adultos conscientes
Foto: Divulgação

Já falamos aqui no blog que o quanto antes inserirmos a sustentabilidade na rotina das crianças, mais cedo elas entenderão que as atitudes que tomamos hoje são determinantes para a preservação do meio ambiente e, consequentemente, para o nosso futuro. Ensinar e educar não são tarefas fáceis, mas, com jeitinho e paciência, é possível deixar o assunto mais lúdico e atrativo aos pequenos.

Uma boa dica é ensiná-los de forma leve e divertida, seja através de uma gincana, atribuição de pequenas responsabilidades ou explicando na prática o funcionamento das coisas.

Confira abaixo algumas sugestões de abordagens que ajudarão as crianças a entenderem melhor a importância da sustentabilidade em nosso dia a dia.

– Cuidado com as plantas:

Incentive as crianças a cuidarem das plantas de casa e explique a importância delas para o meio ambiente! Sabe aquele experimento de plantar feijão no algodão? Que tal utilizar esta abordagem para mostrar as etapas do desenvolvimento de uma planta? Ao acompanhar de perto as sementes germinando, as crianças aprenderão na prática que as espécies precisam de cuidados especiais, como água e luz, para crescerem de forma saudável.

Importante: lembre a criança de nunca deixar água acumulada nos pratinhos das plantas! É preciso ter cuidado com a reprodução do mosquito Aedes Aegypti e as doenças que ele pode causar!

sustentabilidade-criancas-05
Crédito Imagem: atividadeseducacaoinfantil.com.br

– Reaproveitamento da água da chuva:

Se você mora em casa, deixe alguns baldes enchendo no jardim em um dia chuvoso. Caso você more em apartamento, desça até uma área aberta do prédio para recolher a água. A quantidade armazenada pode ser usada para regar as plantas ou despejada nos vasos sanitários. Infelizmente não conseguimos reaproveitar toda água da chuva, mas é importante explicar às crianças que tudo que puder ser reaproveitado evitará o desperdício e reduzirá os gastos com água.

Fonte: Condomíios Verdes

 


Categorias: Notícias

Comentários

 

 

Mais Notícias

Página 1 de 90