Dia do professor ressalta a necessidade da educação ambiental

Publicado em 15/10/2016

Uma das alternativas para a inclusão da temática ambiental no meio escolar é a aprendizagem em forma de projetos.

Dia do professor ressalta a necessidade da educação ambiental
Foto: Divulgação

Dizem que no Japão, a única pessoa que não precisa fazer reverência ao imperador é o professor. Na verdade, todos no país oriental, por uma questão de cultura e respeito, se curvam diante de seu líder máximo, sem exceção. No entanto, a lenda serve para ilustrar a importância que esse profissional tem no mundo. Sem ele, não há civilidade, não há a transmissão do tesouro máximo que alguém possa almejar: o conhecimento.

Por isso, o professor é tão imprescindível à sobrevivência humana. E a educação ambiental toma, ainda mais nos dias de hoje, igual importância. A formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente e aptos a tomar decisões coletivas sobre questões ambientais são necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Sua aplicação, no entanto, não se restringe ao universo escolar, mas deve permear as questões do dia a dia.

Uma das alternativas para a inclusão da temática ambiental no meio escolar é a aprendizagem em forma de projetos. Essa é uma proposta alinhada com o novo entendimento do processo de aprendizagem que sugere a necessidade de estratégias de ensino mais adequadas e torna evidente a importância de um currículo integrado que valorize o conhecimento contextual, no qual as várias disciplinas sejam vistas como recursos a serviço de um objeto central.

Além disso, as atividades de educação ambiental precisam extrapolar o âmbito escolar e promover o aprendizado e, até, a transformação de todos nós. Proteger a natureza precisa ser tarefa permanente de qualquer ser pensante e aprender a conhecê-la e respeitá-la pode levar uma vida inteira. Não há limite cronológico, em termos de educação ambiental, para que todos estejam em processo de aprendizado constante. Entretanto, como a maioria dos temas transversais, educação ambiental é um muito abrangente e a maioria dos projetos que se propõem a trabalhar o assunto procuram concentrar-se em focos mais específicos dentro deste grande assunto.

Fonte: Portal Cultura Ambiental


Categorias: Notícias

Comentários

 

 

Mais Notícias

Página 1 de 90