Escola pública de SP dá show de sustentabilidade

Publicado em 01/11/2016

Ela fica localizada no município de Gabriel Monteiro, na região de Birigui, em São Paulo.

Escola pública de SP dá show de sustentabilidade
Foto: Divulgação - A2img / Diogo Moreira

Antigamente, se perguntássemos para nossas crianças o que elas costumavam fazer na escola, provavelmente, elas diriam que aprendiam Português, Matemática, Geografia; faziam amigos e comiam merenda.

Hoje, além de tudo isso, muitas também responderão que aprendem sobre sustentabilidade. Falar sobre este tema nas escolas era algo raro, feito por pouquíssimos professores, muitas vezes sem o devido apoio da escola.

A boa notícia é que este cenário está mudando e, cada vez mais, a sustentabilidade está presente nas salas de aula e até mesmo contribuindo com o funcionamento da escola.

A Escola Estadual Antonio Kassawara Katutok dá um verdadeiro show quando falamos em sustentabilidade. Pedagogos, corpo docente e alunos trabalham juntos para promover uma série de ações sustentáveis que funcionam de forma cíclica, que contribuem com a preservação do meio ambiente e ainda trazem benefícios para a escola e para os próprios alunos.

Confira algumas ações realizadas por lá:

Horta:

horta-escola-sp-01Plantam legumes e verduras que são utilizados na merenda escolar dos alunos.

Bosque:

bosque-escola-sp

Criado como uma forma de resgatar as árvores nativas da região. Hoje possui mais de 100 árvores de 40 espécies.

Captação da água da chuva:

captacao-agua-chuva-escola-sp

É usada para fornecer água para o bosque, regar a horta e lavar a escola.

Desperdício Zero:

desperdicio-zero-escola-sp

Recolhe os restos dos alimentos que os alunos deixam durante a alimentação e o que as merendeiras descartam durante a preparação.

Compostagem:

compostagem-escola-sp

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Todos os alimentos recolhidos no desperdício zero são enviados para a compostagem, que também recebe as folhas que caem do bosque. Desta forma, é gerado o adubo orgânico que volta para a horta.

Como reconhecimento de todo este esforço, a escola recebeu o prêmio de Melhor Gestão Escolar de todo o Estado de São Paulo e, sem dúvidas, os diferenciais sustentáveis adotados contribuíram bastante para a conquista do prêmio. E sabe o que é mais bacana? Todas estas iniciativas vêm inspirando vários alunos, que replicam o que aprendem na escola em suas próprias casas. Alguns estudantes já plantaram suas próprias hortas, enquanto outros investiram na compostagem para adubar as plantas de casa.

Fonte: Secretaria de Educação do Estado de SP


Categorias: Notícias

Comentários

 

 

Mais Notícias

Página 1 de 90