“Perguntas na entrevista de emprego” – Quem são os seus ídolos?

Publicado em 17/10/2016

As pessoas que você admira influenciam no seu comportamento. Durante o processo seletivo, perguntar quais são os seus ídolos é uma forma de saber o que o inspira

“Perguntas na entrevista de emprego” – Quem são os seus ídolos?
Foto: Divulgação

Você pode não perceber, mas as pessoas que você admira revelam muito sobre o seu comportamento. O estilo de música que você ouve, as roupas que você usa, os lugares que frequenta e os seus hobbies foram, em algum momento, inspirados em alguém.

É por isso que, em uma entrevista de emprego, os recrutadores podem perguntar quais são os seus ídolos. Não existe uma resposta correta para a questão, pois eles estão tentando descobrir um pouco mais sobre o seu perfil, com base nas pessoas em quem você se espelha.

No entanto, é importante estar atento à imagem que você deseja passar. Mencionar personalidades que não são compatíveis com o perfil da empresa diminui as suas chances de ser contratado.

DE QUEM FALAR?
Você pode citar até três pessoas. O ideal é que a primeira delas seja alguém influente na área em que você atua. Pode ser o escritor dos seus livros acadêmicos favoritos, ou um palestrante que marcou a sua carreira. Quais são as características dele que te inspiram na sua carreira?

Lembre-se: você deve justificar a sua escolha. Então, escolha com critério e, em hipótese alguma, minta para parecer um profissional interessante e atualizado para o recrutador. Se não tem ninguém em mente, comece a pesquisar!

Você não precisa falar apenas de pessoas famosas. O seu ídolo pode ser o seu ex-chefe, um colega de equipe, ou alguém da sua família – desde que tenha um motivo determinante para isso. Espelhar-se na carreira de sucesso dos pais, por exemplo, é uma boa resposta.

Por fim, você até pode falar de um famoso que gosta bastante que não tenha, necessariamente, nada a ver com a sua vida profissional. Afinal, todos temos ídolos pessoais que nos influenciam positivamente.

Além disso, é preciso que você tenha em mente que você é alguém inspirado por essas personalidades, e não um imitador delas. Portanto, esteja preparado para falar sobre os pontos negativos delas, caso seja questionado pelo recrutador.

Em alguns casos, os recrutadores pedem para falar sobre algo negativo, para testar se o candidato está falando a verdade, e se não está somente imitando outra pessoa, mas sim aprendendo com os exemplos que tem à sua volta.

Fonte: 


Categorias: Notícias

Comentários

 

 

Mais Notícias

Página 1 de 90