Plataforma permite doação ou troca de alimentos saudáveis

Publicado em 01/11/2016

E mais, se você não produz, mas é apaixonado por alimentos orgânicos, você também pode fazer seu cadastro no site e começar a receber produtos fresquinhos e saudáveis.

Plataforma permite doação ou troca de alimentos saudáveis
Foto: Divulgação

Comer bem para viver melhor! Este é o lema da maioria das pessoas que opta diariamente por uma alimentação mais saudável. Porém, a busca por alimentos orgânicos ainda é um desafio para quem vive nas cidades grandes.

Geralmente, alimentos produzidos sem agrotóxicos não são vendidos em qualquer lugar, costumam ser bem mais caros que os demais e a oferta nos pontos de venda, na maioria das vezes, não consegue suprir a crescente demanda por estes produtos.

A fim de facilitar o acesso aos produtos orgânicos, muitas pessoas estão produzindo seus alimentos em suas próprias casas, contribuindo, assim, para o que chamamos de agricultura urbana.

Seja com a ajuda da tecnologia ou à moda antiga, sos ou no quintal de casa, este movimento continua a crescer e ganha cada vez mais adeptos.

Porém, dependendo do volume da produção, quem planta alimentos em casa nem sempre consegue aproveitar todos os produtos e, com isso, surge um problema nada sustentável: o desperdício de alimentos.

O ator Rodrigo Hilbert, que é um pequeno produtor de orgânicos, sempre encontrou barreiras na hora de doar o excedente de sua produção, seja pela burocracia ao tentar doar para pessoas jurídicas ou ainda pela falta de interesse de amigos e vizinhos.

Pensando em uma forma de solucionar este problema, Rodrigo uniu-se a pessoas e empresas parceiras e, juntos, criaram a Farmsquare, uma plataforma digital que tem como objetivo conectar produtores e consumidores para que possam doar, receber ou trocar alimentos orgânicos.

organicos

        Crédito imagem: Pixabay

Para fazer parte da rede da Farmsquare, você não precisa ser um pequeno nem médio produtor. Caso você tenha uma pequena horta em sua janela e queira doar o excedente, você já pode participar. E mais, se você não produz, mas é apaixonado por alimentos orgânicos, você também pode fazer seu cadastro no site e começar a receber produtos fresquinhos e saudáveis.

organicos-01
Crédito imagem: Pixabay

Para condomínios, trata-se de uma opção muito bacana! Através da plataforma, além de verificar se você tem vizinhos produtores ou consumidores de orgânicos, é possível saber se outras pessoas que moram na sua região ou em bairros próximos têm interesse nestes produtos. Outra opção é criar uma rede exclusiva em seu condomínio. Na próxima reunião com os condôminos, aborde o assunto e verifique se seus vizinhos têm interesse em iniciar uma rede de troca ou doação de orgânicos! Já mostramos aqui no blog que o consumo colaborativo em condomínios é uma atitude sustentável que gera economia, portanto, por que não tentar criar uma rede que, além de gerar economia, ainda garantirá uma alimentação mais saudável para quem participar?

Compartilhe esta ideia com seus amigos e vizinhos e, para mais informações sobre a plataforma, acesse o site da Farmsquare.

Fonte: Planeta Sustentável


Categorias: Notícias

Comentários

 

 

Mais Notícias

Página 1 de 90