Por onde começar a procurar por um trabalho com significado?

Publicado em 11/10/2016

Quem não quer ter um trabalho que traga felicidade, realização e sentido, não é mesmo?

Por onde começar a procurar por um trabalho com significado?
Foto: Divulgação

Essa oportunidade é para todos, sem exceção. Só que uma transição não é feita da noite para o dia. Exige calma, cuidado, planejamento e experimentação para saber o caminho que deseja seguir. Ou seja, força de vontade é pré-requisito para criar um trabalho com significado.

Aqui vão algumas dicas que me ajudaram a fazer a transição da forma mais suave possível:

Abra espaço na sua vida para o novo entrar. Não adianta querer fazer uma mudança e achar que ela vai cair do céu. É importante começar a criar espaço interno, para pensar sobre o assunto, e tempo para fazer o que precisa ser feito.

Reconheça seu passado. Use suas habilidades porque elas já são reconhecidas pelas pessoas a sua volta. Busque pensar em alternativas para
atuar de outra forma. Muitas vezes acabamos confundindo o que não gostamos no trabalho e negamos absolutamente tudo envolvido nele. É preciso separar o joio do trigo e entender de fato o que você não gosta. Pode ser a cultura da empresa, seu chefe, sua área ou a indústria. Aproveite suas potencialidades e use-as a seu favor nesse momento de transição. Aplique-as nas áreas que você deseja estar para fazer a transição de forma mais amena.

Conheça suas áreas de interesse. Nossas paixões nos movem. Você sabe o que gosta de fazer e nem vê o tempo passar? Essas coisas não são só hobbies. Elas podem ser vistas como áreas em que você pode aplicar seus talentos!

Saiba seus talentos. Coloque suas habilidades a serviço do que você realmente acredita. Não disponibilize sua maior ferramenta a qualquer custo. Se você não sabe quais são seus talentos, talvezesse formulário te ajude a descobri-los. Muitas vezes não sabemos nossos talentos porque é tão fácil fazer determinada coisa que até o desvalorizamos. Se quiser, pergunte para as pessoas a sua volta o que elas reconhecem como talentos em você. Isso pode te ajudar a chegar a algumas respostas.

Saiba o que você busca no seu trabalho. Faça uma lista do que você quer. Se você ainda não sabe o que deseja, comece fazendo uma lista do que você não quer mais no seu trabalho e veja quais são as coisas opostas a isso.

Entenda o que ainda faz sentido fazer. Mapeie suas experiências em trabalhos anteriores e levante o que você gostou de fazer em cada um. Depois faça uma lista do que você gostaria de continuar fazendo.

Experimente fazer coisas diferentes. Quais são as vontades que você teve ao longo da vida e não realizou? Agora é a hora de experimentar e realizar essas vontades que ainda continuam vivas. Além disso, busque viver novas experiências que estão reverberando em você hoje. A transição não precisa ser brusca. Não é preciso parar tudo que você está fazendo para começar a fazer o que deseja. Faça aos poucos! E lembre-se: não tem a desculpa de não ter tempo para fazer algo já que trabalha o dia todo. Busque tempo de manhã, a noite ou no final de semana.

Conheça um pouco mais a fundo o que você gostaria de fazer. Faça um curso daquilo que você tanto tem vontade de aprender, mesmo que seja de noite ou no final de semana. Converse com pessoas que trabalham na área que gostaria de estar e pergunte para elas como é seu dia a dia. Entenda os desafios de quem tem a rotina que você deseja viver.

Saiba onde você quer chegar. Faça um mural de imagens e frases ilustrando como vai ser seu ano de 2022. O importante é saber o que você quer ser, ter e fazer a longo prazo. Não se preocupe [ainda] em como chegar lá. Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho vale. Por isso, é fundamental “pintar” a paisagem que você quer viver.

Procure entender mais sobre seu propósito. A vida é muito curta para não fazer o que importa. Nosso tempo (de vida) é o nosso maior recurso. Ele pode ser visto como o dinheiro que você investe na bolsa. Escolher onde investimos nosso tempo é escolher o mundo que desejamos criar. Saiba quais iniciativas você quer ajudar a fortalecer para dedicar seu tempo e criar o futuro que você deseja. Investigue mais sobre a causa que você quer ajudar a defender. Lembrando que propósito você cria, não espere ele cair do céu. Talvez essas perguntas te ajudem a pensar mais sobre isso: “Você gostaria de estar a serviço de que?”, “Qual é o futuro que você quer ajudar a criar?”, “Procure um trabalho que ajude a tornar sua visão em realidade.”

Fique atento para não confundir conforto com a realização dos seus sonhos. Cuidado para não cair na armadilha da algema de ouro. A empresa te pagar um bom salário, ter o carro do ano, o celular e laptop que todos querem, o seguro de saúde que cobre até esporte radicais, a ajuda de custo para a creche do seu filho, o vale refeição que te paga um ótimo almoço e tantos outros benefícios não realizam seus sonhos. Eles te trazem conforto. Se esses benefícios fazem parte do seu sonho, ótimo. Só não vale dizer que topa trabalhar em qualquer empresa para ter isso. Saiba a que você está a serviço para receber em troca esses benefícios. Que seja em prol de algo que você realmente acredita e faria independente dos benefícios. Procure por uma empresa na qual você se identifica com a missão, visão e valores.

Entenda o que você realmente precisa para (sobre)viver. No momento de mudança é importante entender o que é essencial para sobreviver. Mapeie suas reais necessidades e liste o que é “luxo” na sua vida. Isso não significa que você passará por dificuldades durante o caminho, mas é importante entender o que você estaria disposta(o) a abrir mão para seguir em direção dos seus sonhos.

Saiba seus reais valores. Entenda o que você realmente não abre mão. É importante que você encontre um trabalho que esteja alinhado com seus valores, mas se você não sabe quais são eles, qualquer trabalho servirá. Então, entenda o que é realmente importante. Aqui tem um formulário que pode te ajudar a descobri-los. Uma vez que você tem clareza do que você valoriza, ficará mais fácil saber o que seu trabalho precisa ter.

Busque entender seus critérios para tomar uma decisão. Saber o que “tem que ter”, sem exceção, no trabalho te ajuda a tomar decisões com mais facilidade. Crie um checklist para te ajudar a procurar oportunidades que estejam alinhadas aos itens que você almeja.

Levante os prós e contras de todas as situações. Antes de aceitar qualquer proposta, se pergunte: como seria se você trabalhasse com aquelas pessoas naquele lugar? Quais seriam as consequências de escolher essa oportunidade? Como vai ser a sua rotina? Enfim, avalie as consequências e as possibilidades que existem para que você possa fazer a melhor escolha! Essas são algumas dicas para começar a criar um trabalho com mais significado. Lembrando que a oportunidade é você quem cria. Não espere que ela caia do céu. Saiba o que você quer para buscar possibilidades alinhadas ao que você almeja.

Fonte: Cathio por Leila Sá

Lella Sá é facilitadora e coach, criado da Bússola Interna, uma metodologia para ajudar pessoas empreenderem a própria vida através do desenvolvimento de autonomia com autoria. Especializada em coaching e facilitação de grupos com base na Antroposofia, ela ama ajudar pessoas a encontrarem propósito e direção em suas vidas para terem um trabalho com significado.

 

Programa Ser.Vir. Se você quiser ajuda para fazer essas atividades e encontrar mais clareza do que é um trabalho com significado para você, o programa Ser.Vir pode te ajudar! Ele baseia-se em 9 encontros para ajudar pessoas a resgatarem o que é importante para criar um trabalho com significado. Esse programa foi feito especialmente para quem está disposto a refletir sobre o papel do trabalho e quer se sentir mais realizado.


Categorias: Notícias

Comentários

 

 

Mais Notícias

Página 1 de 90