Solar Impulse: O avião movido à energia solar

Publicado em 19/10/2016

É o primeiro avião projetado para voar dia e noite sem emissões poluentes

Solar Impulse: O avião movido à energia solar
Foto: Divulgação

Pode até parecer coisa de filmes futuristas, mas nós garantimos que é mais do que real. O projeto Solar Impulse foi o responsável por colocar um avião para voar usando como combustível a energia solar. Sim, tudo deu certo! E essa foi uma das experiências mais ousadas envolvendo a energia proveniente do sol. Quer conhecer mais sobre o projeto Solar Impulse e Solar Impulse 2? Vamos falar mais sobre eles nesse post. Acompanhe!

O Solar Impulse é o primeiro avião projetado para voar dia e noite sem emissões poluentes, demonstrando o grande potencial proveniente da energia renovável. O projeto suíço tinha vários objetivos, sendo que o principal deles era conseguir um feito inédito - dar a volta no planeta Terra sem usar combustível. E não é que o projeto Solar Impulse e Solar Impulse 2 conseguiram atingir esse ousado objetivo.

O avião movido à energia solar deu a volta no planeta e ainda quebrou 19 recordes de aviação. Um dos recordes mais incríveis do projeto Solar Impulse foi realizar um voo de cinco dias e cinco noites cruzando o oeste do oceano Pacífico. Foi o mais longo voo solo (em duração) já realizado na história por qualquer tipo de avião. Em todos esses feitos havia outro objetivo em questão: provar que vivemos o momento ideal para investir em energia solar e em outras tecnologias limpas.

Por enquanto o Solar Impulse só é capaz de levar uma pessoa, portanto, ainda não estamos próximos de um futuro onde será possível embarcar em aeronaves que voam utilizando energia solar como combustível. Mas, já é um grande passo! Tanto é que a equipe de suíços por trás do primeiro projeto reinventou a primeira versão do avião, usando tecnologias mais avançadas, e batizou a nova aeronave de Solar Impulse 2, que decolou em março de 2015, movida unicamente por energia solar.

O Solar Impulse 2 tem como característica permanecer no ar por tempo indeterminado, sendo que outras mudanças em relação ao primeiro avião são referentes a eficiência e autonomia. Outra alteração se deu em relação ao número de células solares localizadas nas asas e no teto do avião, que aumentaram de 12 mil para quase 18 mil. Essas células solares alimentam quatro motores elétricos, cada um com 17,5 cavalos. Além disso, a envergadura do avião passou de 63,4 metros para 72 metros, e a fuselagem de fibra de carbono ficou mais leve. O peso total do Solar Impulse 2 não passa de 2,5 toneladas.

Em Julho deste ano (2016) o Solar Impulse 2 completou sua volta ao mundo, aterrissando no aeroporto internacional de Abu Dhabi, o mesmo ponto de onde partiu em março do ano passado. O Solar Impulse 2 completou 42.000 quilômetros em 17 voos, para os quais foram preciso sobrevoar mais de 500 horas o mar de Arábia, Índia, Mianmar, China, os oceanos Pacífico e Atlântico, os Estados Unidos, o sul da Europa e o norte da África.

O projeto Solar Impulse e Solar Impulse 2 realmente demonstram o grandioso potencial da energia solar. Se você ficou interessado em ter esse tipo de energia renovável na sua casa ou no seu negócio, utilize nosso simulador solar.


Infográfico do Solar Impulse: Avião movido a Energia Solar

Infográfico solar impulse avião movido a energia solar

Vídeo do Solar Impulse: Avião movido a Energia Solar

Mais informaçõe sobre o Solar Impulse:

 

 
Fonte: Portal Solar

 


Categorias: Notícias

Comentários

 

 

Mais Notícias

Página 1 de 90